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FAQs mais populares
O que é o carsharing?
O serviço de carsharing
O que é o carsharing?

O carsharing é uma alternativa simples, económica e inteligente para a mobilidade urbana, já adoptada em algumas das principais cidades do mundo. Uma nova solução para ter carro sem ter de fazer o investimento para o adquirir. Um sistema de aluguer de carro de curta duração onde só paga o que conduz. Sem custos adicionais, já que todas as despesas (combustível, estacionamento, seguros, entre outros) estão incluídas no preço final.

Quais são as vantagens ambientais do carsharing?

Tendo em conta um conjunto de estudos realizados em comunidades onde o carsharing já foi implementado, cada carro partilhado pode diminuir entre 4 a 28 veículos em circulação nas ruas. Ou seja, para o ambiente significa redução da poluição com impacto na melhoria da qualidade do ar, redução dos gases com efeito de estufa e diminuição da dependência energética. O último estudo global que foi realizado em 2009, demonstra que o carsharing teve como consequência a redução de emissões de CO2 em 482 170  toneladas.

Quais são as vantagens do carsharing para a comunidade?

A diminuição do número de automóveis em circulação, contribui para uma melhoria no tráfego da cidade, assim como numa maior eficiência na ocupação do espaço público. Estudos indicam que 80% dos carros apenas circulam 60 minutos por dia, uma vez que a sua principal utilização traduz-se em viagens de trabalho ou compromissos rotineiros.

O carsharing pode ser mais rentável do que ter carro próprio?

Sim! A sua poupança depende diretamente da frequência com que utiliza o carro. Se conduz menos de 10.000km por ano, provavelmente vai conseguir economizar um valor significativo ao utilizar o nosso serviço. O custo de um carro vai muito para além do preço do veículo, existindo elevados encargos com a sua manutenção, nomeadamente,  impostos e taxas; combustível, seguro e oficina. Para além disso, algumas famílias sentem a necessidade de ter mais do que um veículo. Com a rede de carsharing da City Drive todos os membros da família podem utilizar diversos carros ao mesmo tempo sem ter que se preocupar com custos extra!

Inscrição e dados pessoais
Quais são os critérios para poder ser cliente City Drive?
Para ser elegível, deve:
  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Ter uma carta de condução válida.
Que documentos necessito para fazer a minha inscrição?
  • O seu documento de identificação.
  • Carta de Condução.
  • Cartão de Crédito (caso escolha esta modalidade de pagamento).
Posso aderir ao serviço se a minha carta de condução for de outro país?

Sim, desde que a sua carta de condução seja europeia. 

Como recebo a confirmação da minha inscrição?

Irá receber um e-mail de confirmação. Durante o processo de adesão, caso não tenha anexado os documentos solicitados ou existam incorreções dos dados facultados, será posteriormente contactado para podermos completar a sua inscrição.

Quanto tempo tenho que aguardar até poder fazer utilização do serviço?

Se aceder ao serviço através de smartphone poderá utilizar o serviço de imediato após a validação da sua inscrição. Esta validação geralmente leva algumas horas, mas em alguns casos poderá demorar até 2 dias úteis. Caso necessite de cartão RFID pode demorar entre 3 a 8 dias a chegar à sua residência depois de ter feito a adesão ao nosso serviço da rede de carsharing.

Gestão da minha conta e área de cliente
Depois de completar o registo, como acedo à minha área de cliente?
O acesso à sua área de cliente é feito através do botão "Área de cliente" que se encontra no canto superior direito. Insira as suas credenciais de acesso (email e password definidos aquando do seu registo).
Como posso alterar os meus dados pessoais?
Aceda à "Área de cliente" e vá ao separador "Definições de Conta". Dentro da secção de "Dados Pessoais" clique em "Editar".
Para que serve o PIN?
O PIN é um código pessoal que lhe irá permitir fazer uso dos carros. No início da sua viagem,terá que inseri-lo na box que se encontra por cima do retrovisor central, de forma a poder desbloquear a ignição.
Utilização do serviço e veículos
Quantos passageiros posso transportar?
Pode transportar até ao número máximo de passageiros permitidos por lei para a marca e modelo do carro que reservar.
Posso transportar animais nos carros da rede carsharing?
Sim, mas apenas em caixas transportadoras de animais. No entanto, evite o seu transporte porque muitos dos nossos membros podem ser alérgicos a pêlos de animais. Determinados tipos de animais que são utilizados por membros ou passageiros com incapacidades são uma excepção e não necessitam de ser transportados em caixas. Se necessitar de transportar um animal deste tipo, contacte-nos para que possamos fazer a manutenção do veículo para o próximo cliente.
Posso fumar nos carros?
Para além dos não fumadores, também a maioria dos fumadores prefere ter um carro sem cheiro a tabaco. Por isso mesmo, é estritamente proibido fumar nos carros do serviço carsharing.
O que acontece se me for aplicada uma multa enquanto uso o serviço?
As contra ordenações e respectivas coimas no decurso da utilização do carsharing são da responsabilidade do cliente. Nos casos em que as multas não sejam pagas directamente pelo cliente, estas serão processadas centralmente e reenviadas para o cliente para respectivo pagamento, acrescidas de uma taxa de processamento. As taxas e penalizações poderão ser consultadas no site citydrive.pt.
Mais alguém pode usar a minha conta ou conduzir em meu nome?
O serviço é pessoal e intransmissível! Só os membros da rede de carsharing podem conduzir os nossos carros. Não-membros não estão cobertos pelo nosso seguro. Se permitir que um não-membro conduza durante a sua reserva será responsável por quaisquer custos decorrentes de sinistros e danos.
Há assentos específicos para crianças nos carros do serviço carsharing?
Não. Mas no entanto, pode usar com segurança os seus e montá-los no carro que reservou. Lembre-se apenas de colocá-los no banco de trás.
Sendo carsharing, posso utilizar a faixa bus?
O acesso à faixa BUS não é permitida.
Iniciar viagem
Quando tem início a viagem?

Uma viagem tem início quando efetua uma reserva, independentemente do tempo que fica em standby ou a conduzir, e termina quando fecha essa reserva. 

Como faço para encontrar um carro?
Os carros estão estacionados na área de cobertura do serviço e poderá localizá-los através de:

  • Computador, acedendo ao nosso site citydrive.pt, na página “Encontrar carros.” No mapa estão visíveis os carros mais próximos da sua localização ou outro local do seu interesse; o tipo de veículo e preço. Depois de analisar todas as características, poderá reservar o carro certo para si através do botão “Reservar Agora".
  • Smartphone, através do endereço mobile.citydrive.pt, seleccionando a opção “Reserve um carro para agora”, na qual poderá precisar os critérios de escolha do carro, ou em alternativa usar diretamente a opção “Carro mais próximo.”
Depois de chegar ao carro reservado como devo proceder para destrancar as portas?
Caso tenha um smartphone no endereço mobile deverá seleccionar a opção “Abrir Portas”. Se tiver cartão basta passar o mesmo no sensor localizado no canto superior direito do pára-brisas identificado com o símbolo da rede mobiag.
O que devo fazer se encontrar o carro danificado ou sujo?
Antes de iniciar a sua viagem faça uma inspecção ao exterior e interior do carro. Quaisquer danos, sujidade ou irregularidades devem ser reportadas pelo seu smartphone na opção "Contacte-nos" ou pelo número de assistência que encontra na box ou na bolsa do carro. Deverá verificar no final de cada viagem se o carro se mantém em boas condições. Se o próximo utilizador reportar algum problema, poderá ser penalizado.
Onde posso encontrar as chaves?
A chave de ignição  encontra-se no conector localizado na consola central por detrás da caixa de velocidade.
Como faço para ligar o carro?
Quando entrar no carro terá que digitar o seu PIN pessoal na box e serão solicitadas perguntas sobre o estado do veículo. Depois de responder, deverá ligar o carro com a chave de ignição que se encontra no conector localizado na consola central por detrás da caixa de velocidade.
Standby
O que é o tempo em standby?

O tempo em standby corresponde ao tempo em que o cliente tem uma reserva ativa mas não está a utilizar o carro, ou seja, está parado/estacionado. Este período é taxado à tarifa em vigor que pode verificar na página Tarifas.

Quando começa a contar o tempo em standby?

O tempo em standby começa a contar no momento em que efetua a reserva. No entanto, para sua comodidade, existe uma tolerância de 15min., em que nada é cobrado, para que possa efetuar a reserva ainda dentro de portas.

Como posso fazer para deixar o carro reservado e em standby?

Basta sair do carro, trancar as portas com a chave e levá-la consigo. Desta forma, o carro ficará reservado e à sua espera para quando voltar. 

Em viagem
Como devo fazer se precisar de abastecer o carro?
No caso excepcional de necessitar de abastecer o carro poderá fazê-lo em qualquer posto de abastecimento. Posteriormente deverá enviar-nos a digitalização da factura para procedermos ao crédito da sua conta City Drive. Por cada 25€ de abastecimento recebe ainda 6€ de bónus. Aquando da reserva certifique-se sempre do nível de combustível do veículo.
O que faço se for mandado parar pela polícia?
Se for mandado parar pela polícia tem toda a documentação do veículo na bolsa, que se encontra dentro do porta-luvas.
Posso deixar o carro estacionado no parque de um centro comercial ou na garagem do meu apartamento?

Em qualquer altura da sua viagem poderá estacionar e deixá-lo em reserva nestes locais. Deve nessa altura retirar a chave da ignição, sair do carro e trancar as portas directamente com a chave e levá-la consigo. No entanto, não é permitido encerrar a sua viagem em parques privados. Se tal ocorrer será cobrada uma tarifa adicional de 50€.

Como e onde posso deixar o carro em standby?
Pode deixar o seu carro em standby em qualquer local e em qualquer momento da sua viagem o número de vezes que pretender. Relembramos que o estacionamento apenas está incluído na via pública, inclusive nos lugares regulados pela EMEL. É permitido deixar o carro em standby em parques privados, no entanto o respectivo pagamento será da sua responsabilidade.
Durante quanto tempo posso ficar com o carro?
Não existe limite de tempo. A taxa máxima diária aplicada até 24h consecutivas de utilização é desde 69,90€ que inclui a utilização de 200km. Se continuar a usar o carro por mais de 24 horas, no final será calculado o montante total da utilização.
Posso ir para o estrangeiro com um carro do serviço carsharing?
Não é permitido utilizar os carros para além das fronteiras do território nacional Português.
Como faço para passar em portagens e pórticos?
É da responsabilidade do cliente o pagamento de portagens. Se passar num pórtico não se preocupe, o valor sser-lhe-á posteriormente cobrado  pela City Drive.
Encerrar viagem
Qual é o procedimento para encerrar uma viagem?
Depois de estacionar o veículo dentro da área de cobertura, retire a chave da ignição, coloque-a no conector e encerre a viagem através do seu smartphone ou através do cartão. Certifique-se que:
  • Todas as janelas e portas estão fechadas.
  • O travão de mão está na posição correcta. 
  • O rádio e as luzes estão desligadas.
Posso deixar o carro estacionado num local diferente de onde o tirei?
Sim. Não existem locais fixos para iniciar a viagem e encerrá-la, desde que no final da utilização, o carro fique estacionado dentro da área de cobertura da rede de carsharing.
O que devo fazer se me tiver esquecido de um objeto dentro do carro?
Após finalizar a viagem, durante os 5 minutos subsequentes ainda é possível abrir as portas dos carros, para retirar qualquer objecto que tenha deixado no seu interior. Se der por falta do objecto posteriormente, não se preocupe pois temos um serviço de perdidos e achados. Assim que reparar que perdeu algum dos seus pertences, entre em contacto através do e-mail . Deverá indicar os seus dados: nome, detalhes do objeto perdido e identificar a sua reserva (dia; hora da reserva; carro e local).
Segurança, sinistros e assistência
Sempre que necessitar terei assistência?

Sim! Ser membro do serviço carsharing significa ter assistência 24h por dia e 365 dias por ano. Basta contactar-nos e teremos todo o gosto em resolver qualquer questão.

Como devo actuar em caso de acidente?

Em caso de acidente ou emergência mantenha o carro imobilizado e contacte o número de assistência que encontra na box ou na bolsa do carro. Este serviço irá fornecer todas as instruções necessárias.

O que devo fazer se não encontrar os documentos do carro?
Ligue para o número de assistência e ser-lhe-á prestado o apoio necessário.
Custos, pagamentos e facturas
Como posso pagar pelo serviço?

O sistema funciona na modalidade pré-pago, pelo que deverá carregar o saldo da sua conta para utilizar o serviço

Como carrego o saldo da minha conta pré-paga?

Basta aceder ao menu "Saldo/Carregamento" na sua área de cliente, clicar em "Carregar Saldo", selecionar o montante desejado e clique em "Carregar". Será gerada uma referência de pagamento que poderá usar em qualquer ATM ou Homebanking.

Considerando o modelo pré-pago, existe saldo mínimo para poder inicar viagem?
Não, não existe. Pode iniciar viagem, desde que o saldo seja positivo.
Considerando o modelo pré-pago, qual a validade de cada carregamento de saldo?
Cada carregamento tem a validade de 12 meses.
Qual a validade de cada bónus que me é atribuído?
Os códigos bónus têm a validade de 30 dias.
Quais são as razões que podem levar à cobrança de custos adicionais?
Notificações administrativas (por exemplo, o processamento de coimas ou reactivação do serviço na sequência da uma possível suspensão). A necessidade de intervenção do operador (por exemplo, limpeza extra por ter fumado ou transportado animais no veículo; janelas ou portas abertas, estacionamento fora da área de cobertura).
Outros (por exemplo, perda ou dano na chave de ignição).
Poderá consultar o valor de todas as taxas e penalidades na página tarifas do site citydrive.pt.
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